quarta-feira, 3 de junho de 2015

Salve amig@s da agoecologia,
Estamos em um período de muita ação!

Há no Brasil, um intenso debate sobre a lei 4148/2008, recém aprovada na Câmara e em tramitação no Senado. Ela isenta os fabricantes de produtos que contenham ingredientes transgênicos da obrigação de inserir essa informação em seus rótulos (o que antes era feito através da aplicação do símbolo de um T dentro de um triângulo amarelo).
A omissão dessa identificação no rótulo é um golpe nos direitos dos brasileiros de saberem o que ingerem e terem opção de escolha.
O mundo todo está fazendo restrições aos OGMs devido ao surgimento de cada vez mais provas de que eles são prejudiciais em inúmeros aspectos aos seres humanos e ao planeta.


O dia 23 de maio foi escolhido há alguns anos para ser o dia de luta contra a principal indústria de transgênicos, a multinacional Monsanto, e povos de diversos países saem às ruas para dizer que querem uma alimentação livre desses produtos.

Nós, movimentos sociais de São Paulo, estamos na ativa. E, desde o dia 23 de junho, estamos realizando um conjunto de atividades para combater o uso de OGMs em nosso país. Seguiremos em ritmo intenso nessa proposta até o dia 5 de julho, quando uma festa julina livre de transgênicos será realizada no minhocão.
No próprio dia 23/5, realizamos uma aula pública no vão do MASP e fizemos uma manifestação pacífica na frente do Museu, conversando com os pedestres e distribuindo material. Foi um dia de muita troca de conhecimento, com a participação de pessoas de atuação de destaque no setor.


A aula foi ministrada pela professora Larissa Mies, da Geografia da USP, pela pesquisadora Renata Amaral, do IDEC, e pelos ativistas da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, José Prata e Susana Prizendt. Cada expositor apresentou um aspecto problemático dos transgênicos: na saúde, no meio ambiente, na economia e nos direitos do consumidor.



Já no dia 25/5, foi a vez da sede paulistana da Monsanto receber uma manifestação anti- OGMs na frente do edifício. Um equipamento de som foi usado para disseminar informações que mostram os danos que a empresa está provocando no mundo.


Confira um breve curta aqui

Abaixo, seguem algumas matérias na mídia sobre essas ações.
A programação desse período pode ser acompanhada na páginado Facebook!

Seguimos semeando sem veneno!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário